15 ABR 2009
Seis peças teatrais já estão fechadas para este ano
Comédia adulta, história infantil e romance estão entre os temas dos espetáculos que tem o apoio da Secretaria da Educação, Cultura e Turismo

O ano de 2009 promete ser movimentado na área da cultura. Seis peças teatrais já foram fechadas pela Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria da Educação, Cultura e Turismo, para apresentação no Teatro Municipal “Tenente Mário Bernardes”. Comédia adulta, história infantil e romance estão entre os temas dos espetáculos que serão trazidos por companhias profissionais.

Nos dias 7 e 8 de fevereiro, as 20 horas, a programação será aberta pela companhia de teatro Expressão com a peça "Quem roubou o branco do mundo". A comédia musical Três é D+ está agendada para os dias 5 e 6 de março parodiando o cotidiano das empregadas domésticas. O dia 15 de março é da peça “Um dia sua casa cai” que traz sátiras de séries americanas. Nos dias 18 e 19 de março, as crianças formarão o público da peça infantil “O Ratinho e a Lua”, com entrada gratuita e realização de oficina no dia 19. No dia 27 de março, sobe ao palco a peça “Pai da Noiva 2 (O Casamento)” com atores conhecidos da mídia como Ana Morisa “Sem Controle” e Marcelo Santana “Duas Caras e A Favorita”. Em comemoração ao centenário da morte de Machado de Assis, dia 15 de abril, será apresentado o espetáculo Brás Cubas: 1998/2008.

A entrada para "Quem roubou o branco do mundo” será 1 kg de alimento em prol do Lar dos Velhinhos Bem Viver. “O Ratinho e a Lua” terá entrada gratuita. Os demais, venda de convites na bilheteria.

SINOPSES

Quem roubou o branco do mundo?
Data – 7 e 8 de fevereiro
Carlinhos e Jandira são duas crianças que, inconformados com o desaparecimento da cor branca do mundo, dão início a uma jornada para descobrir o que aconteceu e fez sumir aquela que, com o preto, pode significar a soma ou a ausência de todas as outras cores.

Três é D+
Data - 5 e 6 de março
Levar ao público um espetáculo leve, sobretudo instigante, foi o que impulsionou a Curta Produções Artísticas a se lançar a esse desafio, desenvolvido com muito estudo e pesquisa para que pudesse se apropriar de maneira responsável e profissional dos elementos e da linguagem cômica. “Três é D+” mostra o cotidiano inusitado das três personagens que acreditam ter matado sem querer a patroa de uma delas. Tentando entender o que aconteceu na realidade e procurando provar que são inocentes, elas se envolvem nas mais curiosas e absurdas situações, provocando com isso cenas hilárias.
Implícito nesta trama há também um questionamento social sobre o trabalho doméstico no Brasil. O grupo teve como proposta principal, investigar o universo das trabalhadoras domésticas através de pesquisas (entrevistas, documentários, depoimentos e obras variadas), a fim de transpor teatralmente para o palco as curiosidades, fatos e situações reais vividas por estas.

Um dia sua casa cai
Data – 15 de março
Tudo começa quando três irmãos acabam tendo que morar sobre o mesmo teto. Os três irmãos são completamente diferentes um do outro. Marcelo, o mais velho é um solteirão convicto que gosta de farrear e está cada dia com uma mulher diferente e é quem sustenta a casa; Rafael, o irmão do meio é inteligentíssimo, com Q.I muito acima da média, é frustrado por não ter ganhado o premio Nobel e ainda por cima por ser sustentado por seu irmão mais velho; Thiago, o irmão mais novo é um pouco mais delicado, acha o máximo ser sustentado pelo irmão mais velho, e que ele não faz mais do que obrigação. É confusão do começo ao fim e diversão garantida. O espetáculo tem sátiras de séries americanas como “Two and Half Man” e “The Big Bang Theory”.

O Ratinho e a Lua
Data - 18 e 19 de março
O espetáculo da Cia Odelê - A Casa dos Gestos foi aprovado pelo Edital ProAC (Programa de Ação Cultural), da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. O prêmio consiste na circulação de espetáculos teatrais por cidades do Estado, com entrada gratuita. "Um Ratinho e a Lua" é um espetáculo infantil de teatro de animação, mas apreciado por todas as idades, que conta a história de um ratinho chamado "Gualdo" que se apaixonou pela lua. Dirigido por Rafael Curci, este espetáculo já se apresentou em festivais nacionais como o FILO (Festival de Londrina), MITI (Festival de Cuiabá), em diversos SESCs e festivais no exterior.

O Pai da Noiva 2 (O Casamento)
Data – 27 de março
Algum tempo depois de todos os acontecimentos que cercaram essa família muito louca, estão todos ansiosos e super agitados com o casamento que está pra acontecer. O Paulão está super contente com a decisão que tomou e decidido viver sua vida como nunca viveu, mas uma visita inesperada do general do exército balança o coração do Paulão que agora terá que decidir entre o exército que ele tanto ama, ou a vida que ele esperou durante anos acontecer. O teatro é da companhia Scott Winter Produções Ltda.

Brás Cubas
Data – 15 de abril
O espetáculo da Wzbrasil Produções já foi visto por mais de 100 mil pessoas e [e matéria obrigatória nos principais vestibulares. O espetáculo tem início com Brás Cubas , personagem principal contanto sua morte e, depois, num flash back vai acontecendo as cenas, desde o seu nascimento até a sua morte. Chega aos dezessete anos e se envolve com Marcela, uma espanhola maliciosa e interesseira , que lhe dava amor em troca de presentes caríssimos. Envolve-se de tal maneira que fica endividado e é mandado pelo pai para estudar em Coimbra. Os anos vão passando e os amores também. Brás Cubas foi ficando só e muito doente.Recebe a visita de Virgília e num delírio faz uma viagem em busca do significado da vida, dos segredos da eternidade e acaba morrendo. Tudo é descrito pelo próprio Brás Cubas, que durante o espetáculo vai fazendo uma autocrítica de sua visão do mundo no espírito machadiano céptico e sarcástico.