"Janeiro Branco": coordenador da rede de saúde mental do município alerta cuidados sobre bem-estar mental e emocional
Especialista reforça a importância de buscar ajuda profissional e destaca que o serviço é oferecido gratuitamente pelas Unidades Básicas de Saúde
A Secretaria da Saúde de Votuporanga, oportunizando atendimento e acolhimento ao bem-estar e qualidade de vida da população, promove a Campanha Janeiro Branco, mês de conscientização sobre saúde mental para alertar a todos da importância desse cuidado, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico.
Reinaldo Antonio de Carvalho, coordenador da rede de Saúde Mental do município, reforça a necessidade de atenção ao longo de todo o ano: "A saúde mental é tão importante quanto a saúde física. É preciso cuidar da nossa mente para termos uma vida mais equilibrada porque esse cuidado impacta diretamente na nossa qualidade de vida, nas nossas relações e na nossa capacidade de lidar com as adversidades e isso deve ser feito durante o ano todo. Nossos profissionais estão prontos para atender e acolher a quem precisa, estão à disposição para oferecer escuta acolhedora, orientação e acompanhamento psicológico".
Os Consultórios Municipais de Votuporanga, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), oferecem atendimento psicológico gratuito para toda população. Para ter acesso aos serviços de saúde mental, basta procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência.
Mais informações podem ser obtidas na Secretaria da Saúde, localizada rua Santa Catarina, nº 3.890 (Patrimônio Velho) ou pelo telefone (17) 3405-9787, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.
Janeiro Branco
Campanha Nacional criada em 2014 pelo psicólogo Leonardo Abrahão tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da saúde mental e emocional, além de promover o bem estar psicológico, incentivar o cuidado emocional, combater o estigma em torno da saúde mental, alertar para doenças como ansiedade, depressão e pânico e também diminuir os preconceitos sobre o tema.