30 ABR 2024
PLANEJAMENTO URBANO E HABITAÇÃO
Av. Emílio Arroyo Hernandes ganhará mais de 250 novas árvores durante obra de revitalização

Projeto paisagístico está em fase final, mas já é possível afirmar que as novas árvores transformarão o aspecto visual da avenida

Mais de 250 novas árvores serão plantadas na Avenida Emílio Arroyo Hernandes no trecho da obra de revitalização que vai desde o cruzamento com a Av. Nasser Marão até a Rua Holanda. O projeto paisagístico está em fase final, mas já é possível afirmar que as novas árvores transformarão o aspecto visual da avenida e contribuirão efetivamente para melhora da qualidade do ar e do meio ambiente.

Neste momento, a obra está na fase de modernização do calçamento. Desde sábado, as equipes iniciaram a retirada da calçada no sentido bairro/centro, e, por isso, foi necessário interditar uma faixa da via, o que pode ocasionar mais lentidão no tráfego de veículos, principalmente nos horários de pico. Do lado da avenida para quem transita no sentido oposto (centro/bairro), a obra também segue a todo vapor.

Esta etapa da obra será executada por quarteirões. Inicialmente, todo o calçamento é retirado para passagem das fiações de telecomunicação. Reparos nas tubulações de água também serão feitos, se necessário, e, por fim, serão instalados o novo piso, que será padronizado em toda a extensão da avenida; mobiliários urbanos como bancos, lixeiras, vasos e gradis; além das rampas de acessibilidade. As árvores que estão em boas condições de saúde serão preservadas, somando-se às mais de 250 novas espécies que serão plantadas até o final da obra.

Essa fase da obra vai interferir mais no dia a dia de quem trafega pela Avenida como também dos comerciantes e trabalhadores, por isso, a Prefeitura e a Associação Comercial estão trabalhando em parceria no contato com os lojistas. Além disso, uma equipe da Secretaria de Obras e de Planejamento acompanha a execução de toda a obra no local, prestando assistência necessária aos comerciantes.

A secretária de Planejamento, Tássia Coleta, informou que a obra também vai ampliar em cerca de 50% o número de vagas de estacionamento, além de corrigir diversas situações de acessibilidade. “Vamos fazer a substituição de todo o calçamento para melhorar o acesso às lojas e também atender a legislação que dispõe sobre acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida. Além disso, vamos oferecer áreas de convívio para dar beleza e funcionalidade à avenida, melhorando a visibilidade do comércio daquela região”.

Nesta etapa da obra de revitalização estão sendo investidos cerca de R$ 3,1 milhões de recursos próprios e outros R$ 6 milhões foram empregados nas etapas anteriores com recursos próprios do Município e também com emendas dos deputados Carlão Pignatari, Geninho Zuliani, Fausto Pinato e da senadora Mara Gabrilli.