Prefeitura realiza "Projeto Educando" com oficinas culturais gratuitas

Oficinas são voltadas ao público a partir de 16 anos com total de 235 vagas

A Secretaria da Cultura e Turismo de Votuporanga foi contemplada com o projeto "Educando", para a realização seis oficinas culturais gratuitas direcionadas ao público a partir de 16 anos, com total de 235 vagas, através do Governo Estadual, com recursos de R$200 mil provenientes do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca).

Com o objetivo de oportunizar aprendizagem e capacitação profissional, garantindo acesso à cultura em seus mais diversos segmentos, serão abordados temas relacionados a manifestações artístico-culturais como grafitti, conversas construtivas, fotografia digital, DJ, fazendo quadrinhos e teatro. As aulas serão realizadas no Centro de Cultura e Turismo "Marão Abdo Alfagali" (Parque da Cultura) e também no Lar Beneficente Celina, em dias, horários e períodos específicos para cada oficina.

E aí, vai escolher qual oficina?... conheça cada uma e inscreva-se!

Oficina Conversas Construtivas – Mediando com Artes Cênicas
O objetivo, através do diálogo, é ampliar a compreensão sobre o que é conflito e desenvolver capacidades inerentes à sua resolução ou transformação por meio da mediação que supõe uma cultura de comunicação, com a finalidade de restabelecer a relação, reduzir a hostilidade e propiciar propostas e soluções que promovam processos de respeito mútuo. Será realizada em duas turmas no Lar Beneficente Celina, tendo cada, 30 vagas disponíveis com carga de 30 horas cada.
Turma 1: de 24 de março a 02 de junho, das 14h às 17h, toda quinta-feira.
Turma 2: de 09 de junho a 18 de agosto, das 14h às 17h, toda quinta-feira.

Inscrições podem ser realizadas no Lar Beneficente Celina. Informações pelos telefones, (17) 99733-3876 (Cristina) e (17) 99761-4894 (Natalia).


Oficina de Teatro
Serão ensinadas noções básicas da técnica física e vocal do ator, análise de personagens e desenvolvimento da percepção espacial, temporal, rítmica e sonora, com a realização de aulas práticas que serão ministradas em 42 horas de curso. Terá apenas uma turma de até 25 participantes com realização no Parque da Cultura.
Turma única: de 29 de março a 17 de maio, das 19h às 22h, toda terça e quinta-feira.
Inscrição pelo link: https://forms.gle/dJT9tAAGUZ1UL3Fz8


Oficina de Grafitti
O participante irá aprender, por meio de aulas teóricas e práticas, a elaborar painéis artísticos utilizando as técnicas da arte do grafitti/intervenção urbana, potencializando criatividade individual e coletiva, visando intervir no meio ambiente a fim de contribuir com a questão estética e humanização da paisagem, seja ela urbana ou rural. A carga horária é de 40 horas cada turma e contará com dois grupos de até 25 participantes cada, no Parque da Cultura.

Turma 1: de 05 de abril a 24 de maio, das 14h30 às 17h30, toda terça e quinta-feira.
Inscrição pelo link: https://forms.gle/RevBg3L3srGpBW1G8

Turma 2: de 31 de maio a 19 de julho, das 14h30 às 17h30, toda terça e quinta-feira.
Inscrição pelo link: https://forms.gle/UhWJSvrxXvfAJ8Cb9


Oficina Introdução à Fotografia Digital
Direcionada a fotógrafos amadores, o participante aprenderá os princípios básicos do manuseio de câmera digital, conceitos fundamentais das imagens digitais e a preparação das imagens para a impressão e internet e é necessário possuir qualquer câmera digital de pequeno porte. A carga total é de 48 horas e contará com duas turmas de 25 participantes cada e será ministrada no Parque da Cultura.
Turma 1: de 26 de abril a 19 de maio, das 19h às 22h, toda terça e quinta-feira.
Inscrição pelo link: https://forms.gle/nAmsdvsgVkCRUprT7

Turma 2: de 24 de maio a 21 de junho, das 19h às 22h, toda terça e quinta-feira.
Inscrição pelo link: https://forms.gle/p9Lo5WJUe8VFdR5a8


Oficina de DJ
Capacitar o aluno a tocar e mixar músicas, ajustando suas velocidades por meio de equipamentos de reprodução e criando sets de músicas unificadas, a fim de proporcionar entretenimento aos mais variados públicos através de exposições dialogadas, atividades em grupo, audição de músicas, demonstrações e vivências. O curso, que será realizado no Parque da Cultura, terá uma turma de até 25 participantes com carga horária de 40 horas.
Turma única: de 09 de maio a 22 de junho, das 19h às 22h, toda segunda e quarta-feira.
Inscrição pelo link: https://forms.gle/p8XM3Ddz5coy3RXc6

Oficina Fazendo Quadrinhos
O participante aprende a criar uma história em quadrinhos seguindo todas as etapas do processo de construção de uma HQ, atuando tanto individualmente quanto no contexto de equipes multiprofissionais, a fim de utilizá-la como meio de comunicação e expressão artística, fazendo com que as aulas sejam momentos de estímulo à descoberta e autonomia criativa. A carga horária é de 28 horas e a disponibilidade do curso será até o preenchimento das 25 vagas da turma única, que será ministrada no Parque da Cultura.

Turma única: de 21 de maio a 30 de julho, das 13h30 às 16h30, aos sábados.
Inscrição pelo link: https://forms.gle/idE1S3bS7jQgoAKx6