Prefeitura conectada à mulher

Serviços e oportunidades para cuidados e atenção ao acolhimento feminino


Ei, mulher!
Você sabia que a Prefeitura de Votuporanga oferece vários serviços nas mais diversificadas áreas que podem ajudar você a se descobrir, se reinventar e se fortalecer, transformando-a numa verdadeira guerreira, que vai muito além do rótulo de sexo frágil?
Nossos serviços e acolhimento têm todo um cuidado e atenção que conectam a gente com você, colaborando para que possa descobrir sua melhor versão, seja no mercado de trabalho ou dentro do próprio lar.
Se precisar, conte com a gente. Confira o que podemos fazer por você e com você.

Desenvolvimento Econômico
EmpregaVotu: a plataforma, recém-lançada, é mais uma oportunidade para quem deseja ingressar no mercado de trabalho pois, o sistema recebe informações tanto de quem tem vagas a oferecer quanto de quem está na busca por uma. Basta acessar http://empregavotu.votuporanga.sp.gov.br:8054/ e se cadastrar.
Dúvidas e mais informações podem ser obtidas através do telefone (17) 3406-1488.

Assistência Social
Na área da Assistência Social, além da própria Secretaria que realiza atendimento, as mulheres tem à sua disposição serviços que podem ser encontrados em unidades que suprem necessidades específicas conforme a cada situação identificada.
Para mulheres que necessitam de apoio familiar, o acolhimento pode ser obtido nos Centros de Referências de Assistência Social (Cras), que em Votuporanga, possui quatro unidades. Dispõem de serviços de proteção e atendimento integral a famílias e também fortalecimento de vínculos, através de reuniões em grupos de famílias, atividades socioeducativas e recreativas, que colaboram para fortalecer autoestima e também compartilhar e trocar experiências de vida.
O Centro de Referência e Atendimento à Mulher (Cram), é especializado no atendimento a mulheres que sofrem casos de violência. Conta com uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais que, de forma sigilosa, acolhem e desenvolvem atividades em grupos para dar apoio àquelas que passam por situações de agressão, no sentido de fortalecer e trabalhar a autonomia, com o objetivo principal de sanar a violência sofrida e fortalecer seu projeto de vida.
Outro órgão que também oferece suporte para casos de violência familiar, através de serviço de proteção e atendimento especializado a famílias e indivíduos, é o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), que pode ser procurado por mulheres que possuem filhos ou menores que sofrem qualquer tipo de abuso e precisam de apoio ou, em outros casos, precisam de proteção.
Para as idosas, os serviços oferecidos podem ser encontrados no Centro de Convivência do Idoso (CCI), Centro Dia Idoso (CDI) e nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIS).
Para mais informações sobre estes e outros serviços que integram a Secretaria de Assistência Social, podem ser obtidas através do telefone (17) 3426-2600.

Direitos Humanos
O atendimento é amplo e vai desde o suporte para quem busca por oportunidade de emprego no mercado de trabalho, como cadastro e preparo de currículos, até encaminhamento para outras unidades que auxiliam na garantia de direitos.
Destaque para o Projeto "Votuporanga em Ação", que seleciona e contrata bolsistas para prestação de serviços nas repartições públicas municipais.
- Encaminhamento para rede de garantia de direitos
- Encaminhamento para retiradas de fotos 3x4 gratuitas para atualização de documentos
- Encaminhamento para as demais secretarias no quesito geral
- Entrega de kit de higiene pessoal para as mulheres em vulnerabilidade social
- Frente de Trabalho através dos projetos "Votuporanga em Ação e Bolsa do Povo" (Governo de SP)
- Elaboração de currículos e cadastro no EmpregaVotu
- Elaboração de políticas públicas voltadas a mulheres através de seminários, palestras e workshops, entre outros eventos
Dúvidas e outras informações sobre os serviços oferecidos pela Secretaria de Direitos Humanos, podem ser obtidas através do telefone (17) 3422-2770.

Saúde
Priorizando a saúde e o bem-estar, a Secretaria da Saúde está disponível para oportunizar melhor qualidade de vida tanto às mulheres quanto a quem depende dela, no caso das gestantes, através da realização de exames e acompanhamentos médicos.

- Realização de exame pré-natal e pré-natal de alto risco
- Planejamento familiar
- Acompanhamento de alteração de exames de Papanicolau e Mamografia
- Acolhimento de violência sexual
- Colocação de DIU (Dispositivo intrauterino)
- Solicitação de exame de Mamografia e Papanicolau
- Vacinação/Imunização,
- Programa de DST/AIDS
- Encaminhamento a nível secundário ginecológico

Para mais informações sobre estes e outros serviços da Secretaria da Saúde, podem ser obtidas através do telefone (17) 3405-9787.