Fique por dentro

Seja bem-vindo à Biblioteca Pública Municipal “Castro Alves” (BCA).

Aqui você encontra acervo atualizado de livros, revistas e jornais, DVDs, jogos, obras em formato acessível (Braile, livro falado e audiolivro). E, ainda, computadores com conexão à internet e programação cultural contínua. Para garantir o melhor aproveitamento do espaço é importante seguir algumas orientações.

Horário de funcionamento

De terça a sexta: 09h30 às 19h
Sábados e domingos: 15h às 20h
Fechado nos feriados

Usuários e frequentadores

Não é necessário fazer um cadastro se você pretende apenas conhecer o espaço e não fazer empréstimos ou uso dos equipamentos.

Para fazer empréstimo de obras é necessário virar usuário; basta apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH). Menores de 12 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

O seu registro de usuário é pessoal e intransferível.

Avisos básicos

Têm atendimento preferencial na BCA: idosos com idade igual ou superior a 60 anos; pessoas com deficiência física, auditiva, visual e intelectual; gestantes e pessoas com criança de colo.
Nenhum tipo de alimento ou bebida deve ser consumido no interior da biblioteca. A área externa e de decks, no Parque da Cultura, é disponibilizada para esse fim.
Bolsas, mochilas e sacolas devem ser colocadas no guarda-volumes. Não nos responsabilizamos por pertences pessoais.
Mantenha a conversa em um volume razoável, o espaço tem de ser agradável para todos; use fone de ouvido para ouvir música.
Atender e efetuar ligações com celular é permitido nas áreas externas. Dentro do espaço deixe seu celular no modo silencioso.
Para preservar os equipamentos da BCA, não são permitidos: pen drives, cartões de memória e cabos USB ou utilizar DVDs e CDs que não sejam do acervo local.
Preserve o acervo! Não risque os livros e jogos com lápis, canetas e marcadores de páginas de qualquer natureza.
As faixas etárias sugeridas no acervo são indicativas e não restritivas.
No caso de perda ou extravio da carteirinha, solicite nova via. Em caso de furto da carteirinha, notifique o ocorrido no atendimento e siga as orientações dos funcionários.
O cadastro de usuário é válido por um ano. Você pode renová-lo no atendimento ou site.

Você Pode...

Fazer uso do espaço de forma consciente, respeitando as normas internas da biblioteca, entre elas: não fumar, não entrar sem camisa, não entrar com animais (com exceção do cão-guia).
Levar até 3 (três) livros emprestados por 15 (quinze) dias, podendo fazer uma renovação por empréstimo, se não houver reserva do livro ou atraso na data de devolução.
Efetuar suas reservas diretamente no atendimento ou utilizando a ferramenta on-line no site www.votuporanga.sp.gov.br/bca
Usar um computador pelo período de 2 (duas) horas.
Deixar os livros sobre mesas e estantes. Não os recoloque nas prateleiras.

Você Deve...

Cuidar dos equipamentos, móveis, objetos e acervo da BCA.
Respeitar o espaço, contribuindo para um ambiente agradável e amistoso.
Respeitar o horário de empréstimo de livros, que deve ser realizado até 15 (quinze) minutos antes do fechamento da BCA.
Fazer uso consciente do computador. É vetada a navegação em sites de caráter pornográfico ou de incitação à violência, ao crime, à pedofilia ou ao racismo.
Devolver DVDs, tabuleiros e jogos até 15 (quinze) minutos antes do fechamento da BCA.
Cuidar da chave do guarda-volumes, pois ela é de total responsabilidade do usuário. A biblioteca não se responsabiliza por pertences extraviados devido à perda da chave.
Devolver a chave do guarda-volumes no mesmo dia em que emprestou. Não é permitido sair da BCA portando a chave nem deixar os pertences dentro dos armários.

Uso de imagem

As imagens de pessoas fotografadas nas dependências ou em ações realizadas pela BCA serão automaticamente consideradas livres para o uso nas mídias da biblioteca e do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SisEB).

Em caso de:

Atraso na devolução de livros ou da chave do guarda-volumes.

Suspensão do uso de equipamentos e do empréstimo de livros pelo dobro do tempo de atraso.
Perda ou danificação de livro.

Repor a obra por outra do mesmo título, ou por um título indicado pela biblioteca. Até o ato da reposição, o usuário estará sujeito à suspensão. Em caso de reincidência, será analisado o histórico do usuário.
Perder a chave do guarda-volumes.

A reposição deve ser feita pelo usuário de acordo com a orientação da biblioteca. Caso não seja providenciada a reposição, o usuário estará sujeito à suspensão.
Danificar computador e seus componentes.

Suspensão de empréstimo e uso de equipamento por 30 (trinta) dias. Em caso de reincidência, dobra-se a suspensão.

Biblioteca Municipal “Castro Alves”, maio de 2017, Votuporanga - SP