24/11/2021

Prefeitura abre inscrições para castração gratuita de cães e gatos nos dias 29 e 30 de novembro

Inscrições serão realizadas exclusivamente pelo site da Prefeitura, das 7h30 do dia 29 às 17h do dia 30

O Centro de Proteção da Vida Animal da Prefeitura de Votuporanga abrirá nova etapa de inscrições para castração gratuita de cães e gatos na próxima semana, nos dias 29 e 30 de novembro. A iniciativa visa manter o controle populacional desses animais e tem como foco, atender famílias de baixa renda.

Serão realizadas cerca de 1.500 castrações com recursos destinados pelo Deputado Estadual Delegado Bruno Lima e também pelo Governo do Estado. Neste ano, até o momento, a Prefeitura já realizou outras 1.200 castrações. A expectativa é que uma nova etapa com mais 4 mil castrações também seja licitada.

Desta vez, as inscrições serão realizadas, exclusivamente, pelo site da Prefeitura www.votuporanga.sp.gov.br, das 7h30 do dia 29 às 17h do dia 30. O tutor ou responsável interessado em castrar seu animal deve atender aos critérios do programa: ter renda mensal familiar de até dois salários mínimos ou estar cadastrado em algum programa social.

Após a inscrição, os interessados serão chamados para preencher um cadastro com informações mais detalhadas do tutor e dos animais que serão castrados como nome, espécie, raça, cor, idade, porte e vacinação. Mais informações podem ser obtidas com o CPVA através do número 3405-9700, ramal 9828, das 9h às 15h, ou pelo celular 99793-7981.

Objetivo do programa
O programa de castração tem por objetivo o controle populacional e, por meio dele, o combate ao abandono e aos maus-tratos. O programa prioriza a castração de fêmeas caninas e felinas, sem deixar de atender também os animais machos.

O CPVA solicita que todas as pessoas que possuam animais evitem crias indesejadas até que seja possível realizar a castração. Essa medida pode ser adotada por meio de separação das fêmeas e machos ou por meios contraceptivos, desde que indicado por médico veterinário. Portanto, para que esse controle populacional seja eficiente, é fundamental o apoio de toda a população.

Voltar