Turista

Atrativos Turísticos - Naturais

Rio São José dos Dourados

O rio São José dos Dourados é um rio brasileiro do estado de São Paulo que nasce em Mirassol. Localizado na UGRHI 18 (Unidade Hidrográfica de Gerenciamento de Recursos Hídricos) é constituído por cerca de 35 afluentes, a maioria de pequeno porte. É um rio com muitas corredeiras, favorecendo a piracema do dourado, peixe que antes era abundante e "emprestou" o nome ao rio. O rio para Votuporanga faz divisa com o município de Floreal e é propício para pesca com grande potencial ecoturístico, como tirolesa, arborismo, explorando seu próprio potencial natural.

Horto Florestal “Sérgio Ramalho Matta”

O Horto Florestal está localizado ao lado da represa de captação de água da SAEV. Trata-se de uma área arborizada banhada por dois córregos, situado em um local aprazível de fácil acesso, distante apenas 3.400 m do centro da cidade. O horto tem capacidade para acomodar 700 pessoas. O local é destinado ao lazer das famílias votuporanguenses e de toda a região que não tem acesso a clubes recreativos. É uma das opções de lazer gratuito.

O complexo tem potencial turístico a partir de uma reestruturação e revitalização dos equipamentos existentes, tais como: piscina natural com pedras ornamentais, cascata de água corrente, com capacidade para 80 pessoas; represa artificial com 1.712m, volume de 900m³, com margem preparada com areia grossa, tipo prainha artificial, com plataforma e quiosque no seu interior, com capacidade para aproximadamente 400 pessoas; quiosques naturais com cobertura de coqueiro sobre madeira; quiosques de alvenaria contendo churrasqueiras, mesas, pias, balcões e outras acomodações; galpão com 90m² destinado à palestras escolares; campo de futebol, bocha, quadras de vôlei de areia, parque infantil, ponte ornamental, pavimentação asfáltica, sanitários e vestiários.

Localizado Estrada Municipal Mario Dorna (VTG 448), próximo à represa da Saev Ambiental. Aberto de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h e aos finais de semana das 8h às 17 horas.

Parque Municipal “Bosque das Nações” - Mata dos Macacos

O Parque é uma área de preservação ambiental e de lazer, voltada principalmente à população adepta à prática de caminhadas no Parque das Nações, zona norte da cidade. A Reserva Ecológica passou por uma obra de revitalização e conta hoje com um projeto paisagístico diferenciado. Sua instalação é composta por vários bancos e lixeiras, ao longo de todo o calçamento externo, que foi feito com lajotas intertravadas e guias de concreto. Além disso, a área foi totalmente iluminada em todo o trecho que fica entre as ruas Alemanha, Inglaterra, Holanda e Ana Brandit Bocchi.

Diferenciada pela sua academia ao ar livre é composta por equipamentos básicos de baixo impacto físico, como remada sentada, alongadores, simulador de caminhada, multiexercitadores, entre outros.

Trilha Ecológica “Vale do Sol”

A Trilha Ecológica “Vale do Sol”  é propícia para caminhada em passarela suspensa e tem grande potencial para educação ecológica. O local conta com uma passarela de madeira, com 340 metros de extensão e 60 centímetros de elevação do chão, para que os turistas tenham mais segurança e fiquem próximos da natureza. Além disso, também há acessibilidade para portadores de necessidades especiais, sanitários com acessibilidade, portaria, câmeras de monitoramento e uma varanda para descanso e reunião de grupos. Utilizada para piqueniques e produções fotográficas. Endereçada na Rua Emílio Nogueira no bairro Vale do Sol, Aberto todos os dias, das 7h às 19h

Córrego Água Amarela
Água Amarela é o nome de um córrego que corta a Estrada Boiadeira. Bem próximo onde seu curso se desenvolve, o córrego forma lago de águas cristalinas e geladíssimas, pois o local é todo sombreado, rodeado de nascentes. O barro do fundo do córrego e de cor amarelada, daí o nome do córrego. O lago é frequentado por pessoas de todos os lugares aos sábados e domingos