Digite mais de 2 letras para pesquisar.
Turista
Tamanho do Texto
A-
A+

Informações Básicas do Município

Informações Gerais e Demográficas

Informações Gerais

Município: Votuporanga/SP

Gentílico: Votuporanguense

Endereço da Prefeitura Municipal:

Rua Pará, 3277 – Centro – Votuporanga – CEP: 15502-236

Telefone: (17) 3405-9700

Site: www.votuporanga.sp.gov.br


População Total

O interior paulista apresenta expressivo crescimento, o que lhe confere índices econômicos maiores até que muitos países da América Latina, como o Chile, por exemplo.

Empresas que buscam o aumento da produtividade, a redução de custos e a competitividade voltam suas atenções para as cidades de médio porte, que oferecem infraestrutura de desenvolvimento, qualidade de vida, tranquilidade e segurança – vantagens impossíveis nas regiões metropolitanas.

Votuporanga vem despertando o interesse de grupos investidores que vislumbram no município um potencial promissor para o desenvolvimento de seus empreendimentos.

É uma cidade que alia crescimento e desenvolvimento com qualidade de vida. Segundo o Índice Firjan de Desenvolvimento, Votuporanga é considerada hoje a 6ª cidade mais desenvolvida do Brasil, devido aos bons índices alcançados na educação, saúde e na geração de emprego e renda.

Conforme Censo Demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE em 2010, o município de Votuporanga possui 84.692 habitantes com uma população estimada em 2015 em 91.278.


Área Total do Município

420,703 Km²


Densidade Demográfica

201,15 habitantes / Km²


Limites

Norte: Álvares Florence e Parisi

Sul: Floreal, Magda, Nhandeara e Sebastianópolis do Sul

Leste: Cosmorama

Oeste: Valentim Gentil


Localização

Votuporanga situa-se na região noroeste do estado de São Paulo, na coordenada geográfica 20º25’22” latitude Sul e 49º58’22” longitude Oeste.


Altitude

Altitude média de 525m.


Hidrografia

Os componentes principais da rede hidrográfica são o Rio São José dos Dourados e os Córregos do Marinheirinho, Boa Vista, Paineiras e Queixada. A Estrada de Ferro Araraquara encontra-se sobre o “espigão divisor de águas”, entre as bacias hidrográficas do Rio São José dos Dourados e do complexo Turvo-Grande.

O Rio São José dos Dourados está localizado na UGRHI 18 (Unidade Hidrográfica de Gerenciamento de Recursos Hídricos) no estado de São Paulo e é constituído por cerca de 35 afluentes. A maior parte dos municípios da bacia se abastecem por meio de águas subterrâneas. É um rio com muitas corredeiras, favorecendo a piracema do dourado, peixe que antes era abundante e “emprestou” o nome do rio.


Vegetação

Em sua composição física, apresenta um relevo pouco acidentado, localizada no planalto ocidental da Bacia Sedimentar do rio Paraná, sobre a formação litológica Adamantina de origem basáltica, além de apresentar grande quantidade de areias quartzosa. Em sua vegetação original, destaca-se a Mata Atlântica, que ocupava a maior parte de seu território, mas com os processos expansionistas ligada à ocupação e cafeicultura no interior paulista, levou a sua degradação, apresentando atualmente pequenas áreas de mata nativa. Apesar da Mata Atlântica ser a ocupação dominante, presencia-se vestígios do prolongamento do cerrado que se estendeu sobre a região.

Clima

O clima da região, segundo a classificação do Koppen, é do tipo tropical com inverno seco, com temperatura média compensada anual de 23,5ºC, tendo média das máximas de 30ºC e a média das mínimas de 19ºC.

A precipitação pluviométrica média é de 1.230mm/ano, concentrados entre os meses de outubro e abril. O tempo aproximado de insolação é de 2.530 horas anuais, com unidade relativa do ar é de 66%, podendo, principalmente no inverno, ficar abaixo dos 20%.

Atividade Econômica

Votuporanga apresenta uma economia forte com destaque para o grande e produtivo pólo moveleiro, considerado o segundo maior do Brasil, com o certificado de qualidade industrial. Nele, são produzidos móveis de madeira, tubolares, estofados, colchões com design e qualidade de primeiro mundo, que atendem ao mercado nacional internacional.

Votuporanga conta com seis Distritos Industriais, nos quais estão instaladas mais de 200 indústrias de pequeno, médio e grande porte, oferecendo emprego a milhares de trabalhadores, além do projeto de implantação do 7º Distrito, que já possui uma área destinada a sua instalação, as margens da Rodovia Euclides da Cunha (SP 320). Estão instaladas, também, no município, indústrias do vestuário, metalúrgicas e químicas (como tintas, solventes e detergentes).

Nível de Escolaridade da População

Número de escolas de ensino pré-escolar em 2012: 21 escolas

• Nº de escolas privada: 07 escolas

• Nº de escolas pública municipal: 14 escolas

Número de escolas de ensino fundamental em 2012: 28 escolas

• Nº de escolas privada: 07 escolas

• Nº de escolas pública estadual: 09 escolas

• Nº de escolas pública municipal: 12 escolas

Número de escolas de ensino médio em 2012: 17 escolas

• Nº de escolas privada: 07 escolas

• Nº de escolas pública estadual: 10 escolas

Número de alunos matriculados no ensino pré-escolar em 2012: 1769 alunos

• Nº de matrículas nas escolas privada: 369 alunos

• Nº de matrículas nas escolas pública municipal: 1.400 alunos

Número de alunos matriculados no ensino fundamental em 2012: 9.155 alunos

• Nº de matrículas nas escolas privada: 1.983 alunos

• Nº de matrículas nas escolas pública estadual: 3.676 alunos

• Nº de matrículas nas escolas pública municipal: 3.496 alunos

Número de alunos matriculados no ensino médio em 2012: 3.591 alunos

• Nº de matrículas nas escolas privada: 672 alunos

• Nº de matrículas nas escolas pública estadual: 2.919 alunos

Número de docentes no ensino pré-escolar em 2012: 124 docentes

• Nº de docentes nas escolas privada: 18 docentes

• Nº de docentes nas escolas pública municipal: 106 docentes

Número de docentes no ensino fundamental em 2012: 600 docentes

• Nº de docentes nas escolas privada: 156 docentes

• Nº de docentes nas escolas pública estadual: 208 docentes

• Nº de docentes nas escolas pública municipal: 236 docentes

Taxa de Analfabetismo em Votuporanga em 2015: 5%

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em 2016: 6,6

Tamanho do Texto
A-
A+