Digite mais de 2 letras para pesquisar.
Secretaria da Saúde
Tamanho do Texto
A-
A+

Saúde


Projetos da Saúde


Consultórios Municipais
Estas unidades têm como foco de atuação a Estratégia Saúde da Família, uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes, e na manutenção da saúde desta comunidade. Além disso, conta com equipe matricial para atendimento de Pediatria, Ginecologia e Saúde Mental.

A gestão dos Consultórios Municipais é compartilhada entre SMS e as entidades da sociedade civil. As características de cada Consultório podem admitir alterações, de acordo com as necessidades locais. O horário padrão de funcionamento é das 7 às 17 horas, sendo que as terças e quintas-feiras haverá terceiros turnos das 17 às 20 horas, voltado para trabalhadores impossibilitados de frequentar o horário normal.


Um dos desafios da Secretaria Municipal de Saúde é consolidar o SUS (Sistema Único de Saúde) desenvolvendo estratégias efetivas com enfoque na promoção, prevenção e reabilitação em todos os níveis de assistência. Por isso, a Prefeitura de Votuporanga criou os Consultórios Municipais, que atuam na Atenção Básica, integrada e articulada à rede de serviços, oferecendo acima de tudo atendimento de qualidade. 


Atendimento Especial


Saúde da Mulher
Não importa a idade, os projetos da Prefeitura atingem desde as adolescentes até mulheres com mais de 60 anos. Formadas em grupos, elas discutem prevenção à gravidez indesejada, doenças sexualmente transmissíveis, gestação e menopausa. São grupos diferentes para cada assunto onde elas participam de palestras, tiram dúvidas com profissionais, realizam exames, atualizam carteirinhas, recebem brindes e participam de atividades físicas.



 
Gravidez responsável 
Mães de primeira viagem ou que buscam mais orientações podem participar do Grupo de Gestantes. Em encontros mensais, as mães assistem palestras sobre a gestação, primeiros cuidados com o bebê e orientações sobre o pré-natal e ainda ganham o kit “Pequeno Cidadão”, com um mini- enxoval e itens de farmácia.



 
Amamentação
As mamães de Votuporanga que não têm condições de amamentar são atendidas pelo Banco de Leite. Um trabalho intensivo de incentivo ao aleitamento materno é desenvolvido pela secretaria da saúde, já que as doações do Banco são também para atender a UTI Neo Natal de Votuporanga.



Saúde do Adolescente 
A prevenção de DSTs e gravidez indesejada na adolescência é papel do Prosad (Programa de Saúde do Adolescente). Multiplicadores recebem orientações de profissionais e depois repassam as dicas para outros jovens. O programa contribui com a redução da gravidez entre adolescentes.




Diabetes: equipamentos gratuitos
O Programa de Distribuição de Insumos para Diabéticos atende pacientes diabéticos insulino-dependentes com a distribuição de equipamentos necessários para o controle da doença.






Soro positivo
O projeto DST/AIDS atende pessoas com o vírus HIV no SAE (Serviço Ambulatorial Especializado) oferecendo medicamentos e discutindo a auto-estima, tratamentos, relacionamento social e familiar, entre outros assuntos.





Sorriso novo
Votuporanga tem mais motivos para sorrir! Mais de 5 mil famílias são beneficiadas com atendimento odontológico gratuito nas Unidades de Saúde da Família em diversos bairros. As famílias têm o acompanhamento do dentista, ganham kits com escova e creme dental, além de cartilhas educativas. Cresceu de 18 para 26 o número de consultórios, incluindo o trailer odontológico.


Viva Leite

O projeto Estadual do Leite atende crianças carentes de 6 meses até 6 anos, distribuindo, gratuitamente, 15 litros mensais de leite fluído, nas Unidades de Saúde Municipais. Atualmente o projeto atende 2.354 crianças.


Programa para bebês de 0 a 12 meses: Trata-se de acompanhamento do desenvolvimento auditivo e neuropsicomotor em bebês. O programa tem por objetivo avaliar os bebês de 0 a 12 meses quanto às etapas do desenvolvimento auditivo e neuropsicomotor. Os bebês são avaliados, mensalmente, às quartas- feiras das 13h às 15 horas e as às sextas-feiras das 10h às 12 horas, durante o primeiro ano de vida. O agendamento dos bebês deverá ocorrer após a alta hospitalar ou pelos postos de saúde na ocasião de um primeiro atendimento. Os atendimentos são realizados na Secretaria de Saúde, pelas fonoaudiólogas da rede.


Centro de Especialidades
A Secretaria de Saúde inaugurou em 2008 o Centro de Especialidades Odontológicas onde são atendidos pacientes especiais para cirurgias, endodontia e periodontia.
 




Prótese 

Mais de 500 usuários da rede municipal de saúde já foram beneficiados até o ano passado com próteses (dentaduras) gratuitas. Fonoaudiólogos acompanham os pacientes facilitando a adaptação.


Contra a Dengue
O combate contra a dengue no município não pára. Equipes do Setor de Endemias e Zoonozes de Votuporanga percorrem diariamente pela cidade para combater os criadouros, com visitas domiciliares, além de trabalhar nas escolas, por meio de palestras, campanhas educacionais, envolvendo toda a comunidade. 

 
Neste ano, mais investimentos foram feitos com a implantação de outra equipe de pulverização e a compra de mais uma máquina de pulverização, totalizando três equipes fazendo este trabalho. 

Quando o prefeito assumiu encontro uma equipe composta por 21 funcionários e neste ano entrega a administração com 55 agentes, totalizando mais que o dobro. Tudo para levar mais saúde e deixa a população longe da dengue.

Imunização
Ao longo do ano são desenvolvidas campanhas de combate à paralisia infantil, gripe do idoso, de raiva animal e contra a Rubéola e o Sarampo, em parceria com os governos Federal e Estadual. Cerca de 30 a 40 mil crianças, adultos e idosos são vacinados.




Vigilância Sanitária
O Serviço Municipal de Vigilância Sanitária garante os direitos do consumidor com fiscalização de produtos fabricados, comercializados e consumidos no município, visando prevenir doenças e garantir o bem estar da população.
Tamanho do Texto
A-
A+
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Twitter
Facebook