Digite mais de 2 letras para pesquisar.
Secretaria da Saúde
Tamanho do Texto
A-
A+

Saúde


Centro de Zoonoses


Responsável pelo atendimento, apreensão e guarda de animais de rua, o Centro de Zoonoses foi totalmente reestruturado. Antes, quando funcionava em um espaço pequeno no Recinto de Exposições da cidade, era apenas feita a apreensão dos animais. Agora, a instituição tem sede própria, no VI Distrito Empresarial, que possibilitou ampliação do atendimento.

  

Além de cuidar dos animais que estão na unidade, o Centro de Zoonoses é responsável por realizar campanhas contra raiva e leishmaniose.

 

Incentivo à adoção responsável

 

Para quem sempre teve vontade de ter um animal de estimação em casa, o Centro de Zoonoses, em parceria com a Associação Protetora dos Animais da cidade, desenvolve campanha de adoção de gatos e cachorros que estão sob cuidados da equipe de profissionais do setor. Diversos animais estão disponíveis para serem adotados, de forma gratuita, entre eles gatos e cachorros de todas as idades e raças.

 

Aos interessados na adoção, o Centro de Zoonoses orienta alguns cuidados essenciais para o bem-estar do animal, conhecido também como os 10 Mandamentos de Posse Responsável.

 

 

1- Antes de adquirir um animal, considere que seu tempo médio de vida é de 12 anos. Pergunte à família se todos estão de acordo, se há recursos necessários para mantê-lo e verifique quem cuidará dele nas férias ou em feriados prolongados.

2- Adote animais de abrigos públicos e privados (vacinados e castrados), em vez de comprar por impulso.

3- Informe-se sobre as características e necessidades da espécie escolhida – tamanho, peculiaridades, espaço físico.

4- Mantenha o seu animal sempre dentro de casa, jamais solto na rua. Para os cães, passeios são fundamentais, mas apenas com coleira/guia e conduzido por quem possa contê-lo.

5- Cuide da saúde física do animal. Forneça abrigo, alimento, vacinas e leve-o regularmente ao veterinário. Dê banho, escove e exercite-o regularmente.

6- Zele pela saúde psicológica do animal. Dê atenção, carinho e ambiente adequado a ele.

7- Eduque o animal, se necessário, por meio de adestramento, mas respeite suas características.

8- Recolha e jogue os dejetos (cocô) em local apropriado.

9- Identifique o animal com plaqueta e registre-o no Centro de Controle de Zoonoses ou similar, informando-se sobre a legislação do local. Também é recomendável uma identificação permanente (microchip ou tatuagem).

10- Evite as crias indesejadas de cães e gatos. Castre os machos e fêmeas. A castração é a única medida definitiva no controle da procriação e não tem contra-indicações.

  

ADOTE UM ANIMALZINHO! 


Serviço:

Horário: das 7h30 às 11 horas e das 13h às 17 horas

Telefone: 3422-6273 ou 3405-9787

Endereço: 6º Distrito Industrial (próximo ao cemitério Jardim das Flores)

Tamanho do Texto
A-
A+
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Twitter
Facebook