Digite mais de 2 letras para pesquisar.
Secretaria da Educação
Tamanho do Texto
A-
A+

Educação


Projetos 

Escola de Tempo Integral
As crianças da rede municipal podem ficar em período integral nas escolas. No contra turno das aulas, elas têm atividades de teatro, artesanato, dança, capoeira, entre outras.


Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência 
A ênfase é auxiliar os estudantes a reconhecerem e resistirem às pressões diretas ou indiretas que influenciarão a experimentar álcool, cigarro, maconha, inalantes, outras drogas, ou mesmo se engajarem em atividades violentas. Projeto criado pela Polícia Militar.





Educando para o Trânsito
Programa desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Gestão de Serviços. O principal objetivo é ensinar as crianças normas de trânsito, visando prevenir e reduzir acidentes.







Educação Ambiental 
Principais projetos ambientais desenvolvidos com as crianças nas escolas dentro da disciplina: Projeto Maritaca, Projeto Vida, Projeto Escola no Horto, Projeto Natureza na Escola e Projeto Horta Escolar.






Fanfarra Escolar Municipal 

A Fanfarra Municipal Escolar de Votuporanga tem músicos e coreografia com balizas. As aulas são oferecidas no contra turno no Centro de Educação Municipal (CEM) “Benedita Israel Duarte.


Cooperjovem
O Programa Cooperjovem foi adotado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) com o objetivo de fomentar o cooperativismo por meio da escola. O programa é voltado para professores, técnicos de cooperativas e alunos e oferece formação/capacitação continuada dentro dos princípios e valores cooperativistas aos estudantes do ensino fundamental e médio.



Projetos desenvolvidos nas escolas 
Cada escola municipal tem autonomia para criar ou desenvolver projetos e participar de programas voltados para o desenvolvimento da cidadania, melhoria da escrita e da leitura, preservação ambiental, prevenção de doenças, inclusão social, entre muitos outros. Consulte a coordenação de sua escola e saiba mais sobre as ações que desenvolve.



Programa Pró Letramento (alfabetização e matemática)

O objetivo do programa é oferecer suporte à ação pedagógica dos professores nas séries iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), contribuindo para elevar a qualidade do ensino e da aprendizagem de Linguagem e Matemática.

 

Programa Educando para Superar as Diferenças (libras)

Professores da rede municipal concluíram o curso de formação para profissionais em educação para surdos. Para adequação, foram colocados adesivos em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e em Português nos espaços físicos das escolas.

 

PDDE – Programa Dinheiro Direto na Escola

O PDDE consiste na assistência financeira às escolas públicas da educação básica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal e às escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos. O objetivo desses recursos é a melhoria da infra-estrutura física e pedagógica, o reforço da autogestão escolar e a elevação dos índices de desempenho da educação básica.

 

PROINFO (Multimídias)

ProInfo é um projeto que visa promover o uso pedagógico de tecnologias da informação relacionadas a conteúdos educacionais nas escolas públicas de todo o Brasil. Professores recebem aulas nas escolas de forma gratuita.

 

PNAE (alimentação escolar)

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), implantado em 1955, garante, por meio da transferência de recursos financeiros, a alimentação escolar dos alunos da educação infantil (creches e pré-escola) e do ensino fundamental.

 

PNATE (transporte escolar)

O Pnate consiste na transferência automática de recursos financeiros – sem necessidade de instrumentos intermediários – para custear despesas como reforma, seguro, licenciamento, impostos e taxas dos veículos ou das embarcações utilizadas para o transporte escolar.

 

Progestão

É um curso de formação continuada e em serviço, organizado na modalidade à distância, para gestores escolares que atuam nas redes públicas de ensino. Trata-se de proposta inovadora no campo da formação continuada de dirigentes escolares, adotada pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação – CONSED.

 

Entre na Roda: leitura na escola e na comunidade 

Fomenta a valorização da leitura na escola e em outras instituições e espaços públicos da comunidade, com a formação de orientadores de leitura que, por meio de atividades diversificadas, estimulam em crianças, jovens e adultos o gosto pela leitura e sua competência como leitores.

 

Olimpíadas escolares - Escrevendo o Futuro (CENPEC)

É um concurso realizado pelo Ministério da Educação, em parceira com a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), o concurso tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de ensino e para o aperfeiçoamento da escrita dos alunos.

 

Projeto Brincar (CENPEC)

Ensina atividades com o brinquedo e a brincadeira na infância com o objetivo de contribuir para a formação e o aprimoramento das práticas de educadores em relação às brincadeiras.


EJA - Educação de Jovens e Adultos
É um Projeto que abrange a modalidade de ensino da educação básica para a escolarização de jovens e adultos, partindo da alfabetização até a 4ª série (5º ano) do ensino fundamental. O projeto atende à necessidade de alfabetização, promove inclusão social e inserção no mercado de trabalho de jovens e adultos que não tiveram acesso ou permanência à educação na idade própria. As aulas acontecem em escolas da rede municipal e no centro de convivência social ao idoso nos períodos matutino e noturno.

EDUCAÇÃO ESPECIAL

 

Atendendo ao artigo terceiro da lei de número 9.394/96, que diz que “o ensino público deve ser ministrado com igualdade de condições para o acesso e permanência na escola e com liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber”, a Prefeitura de Votuporanga atende crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE´s) em salas de recursos nas escolas Manoel Lobo e Faustino e nas escolas municipais com atendimento de equipe especializada da Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Turismo.

 

Na rede de ensino municipal a Prefeitura atende crianças com as seguintes NEE´s:

  • Síndrome de Down
  • Deficiência Intelectual (antigo Deficiente Mental)
  • Deficiente Visual
  • Deficiente Auditivo
  • Baixa Visão
  • Paralisia Cerebral
  • Síndrome Cri-du Chat (conhecida como miado do gato)
  • Deficiente Físico 


As 27 unidades de ensino, entre Centros Municipais de Educação Infantil e Centros de Educação Municipais, estão recebendo adaptações como rampas de acesso e banheiros para deficientes físicos. As novas escolas estão sendo construídas conforme as normas técnicas da ABNT.


A Secretaria Municipal da Educação possui dois ônibus adaptados com elevador para pessoas que utilizam cadeira de rodas. Por meio deles são realizados transportes de crianças e adultos com Necessidades Educativas Especiais às escolas do município, Unifev, Apae, Recanto Tia Marlene e projeto Criando Asas.


Na Biblioteca Municipal podem ser encontrados livros em Braille da Fundação Dorina Nowill, livros em áudio por meio de CD’s e o alfabeto em libras completo para deficientes auditivos.


O Ministério da Educação e Cultura oferecerá ainda cinco salas multifuncionais com equipamentos especializados como, por exemplo, teclado com colméia, acionador de pressão, lupa eletrônica, material dourado, esquema corporal, sacolão criativo, conjunto de lupas manuais, dominó com textura, mesa redonda, cadeiras, mesas de computadores, armários, mesas para impressora, dois computadores, impressora em braille, máquina braille, reglete de mesa, punção, soroban, globo terrestre adaptado, calculadora sonora, entre outros materiais.

MUSEU MUNICIPAL  "EDWARD CORURIPE COSTA"



Resgate da Memória Histórica de Votuporanga 

Um estudo de todo processo histórico de Votuporanga desde a década de 30 até a década de 60, incluindo principais personagens, famílias, lugares, fotos, construções, que foi transformado em vídeo-documentário. Hoje, o material é exibido para todas as escolas municipais e demais visitantes do Museu Municipal.


Educação Patrimonial 

Tem como objetivo incentivar a visita dos alunos ao Museu para que conheçam a história do lugar onde vivem. Dessa forma, busca-se a valorização do espaço em que elas estão inseridas.

 

A Escola Vai ao Museu 

Alunos da rede municipal visitam o museu periodicamente com acompanhamento de um especialista que fala da memória histórica de Votuporanga, resgatando ainda objetos e artefatos da cidade.

 

Discoteca e Videoteca Municipal

Projeto que prevê a melhoria e ampliação do atendimento dos usuários do acervo discográfico do museu. O museu possui acervo de mais de mil títulos de LPs e fitas VHS de vários estilos. Esta proposta prevê a aquisição de equipamentos tecnológicos para reprodução dos LPs, VHS.

 

Projeto Boiadeira do Taboado – Identidade Cultural

O projeto foi aprovado pelo Ministério da Cultura para ser beneficiado pela Lei Rouanet. Uma equipe faz o resgate histórico e patrimonial da Estrada Boiadeira do Taboado e produzirá, como resultado, um estudo contendo fotos e relatos, além de um vídeo-documentário.

 

Estratégias de Conservação ao Cemitério Histórico de Vila Carvalho

Estão sendo levantados todos os trâmites legais para que aconteça a revitalização do cemitério da Vila Carvalho. Foi elaborada uma proposta de revitalização para o local preservando sua originalidade e as espécies nativas que se desenvolveram no local.

 

BIBLIOTECA ESCOLAR CENTRAL  "CASTRO ALVES"

 

Poesia de Rua 

São afixados em lugares de grande concentração populacionais poesias, contos, poemas e pequenos textos de artistas consagrados e autores locais, para que as pessoas que aguardam seu atendimento em filas, utilizando este momento ocioso para aprender um pouco mais. São onze estabelecimentos participantes. Sendo 60 poesias anuais.

 

Tele Idoso 

Para os leitores da melhor idade, a Biblioteca disponibiliza o serviço Tele-Idoso, que consiste em atender pessoas idosas ou impossibilitadas de se locomover onde fazem pedidos por telefone e recebem seus livros em seu domicílio, onde um funcionário retorna para buscá-los no término da leitura.

 

Arca dos Letras 

Programa de Bibliotecas Rurais “Arca das Letras” foi criado pela Secretaria de Reordenamento Agrário e do Ministério do Desenvolvimento Agrário, em 2003, para incentivar a leitura e facilitar o acesso aos livros em comunidades rurais. Em Votuporanga, a estande com livros fica na Vila Carvalho e no Bairro do Cruzeiro.


DEPARTAMENTO DE CULTURA

Projeto Música na Escola
Oferece aulas gratuitas para formação de músicos. Inicialmente conhecido como Música na Escola, o projeto foi alterado após a parceria ser firmada entre a Fundação e a Prefeitura. Os alunos seguem a metolodologia João Carlos Martins e podem ter a chance de tocar com a Orquestra Bachiana Jovem.


Sutaco (Superintendência de Trabalho Artesanal nas Comunidades) 

Consiste no atendimento dos artesãos de Votuporanga e região cadastrando e dando oportunidade de empreendedorismo através de eventos, feiras e apoios necessários.



Oficinas Culturais

Votuporanga foi escolhida pela Secretaria Estadual da Cultura para abrigar o projeto de oficinas culturais que oferece aulas gratuitas em diversas áreas. Qualquer pessoa pode aprender viola caipira, musicalização e grafite de graça.


Corporação Musical Zequinha de Abreu
A Corporação Musical Zequinha de Abreu hoje é reconhecida como Patrimônio Histórico de Votuporanga. O grupo é formado por músicos locais que sempre se apresentam em eventos da cidade e regionais.






Projeto Guri

É um projeto social que visa a inclusão social através da música. Os alunos aprendem várias disciplinas e os conhecimentos básicos musicais. Apoiado pelo Governo do Estado, tem grupos de coral e canto formado por crianças matriculadas na rede municipal que recebem aulas gratuitas.


Encontro de Cia. de Reis 
Evento reunindo Cia. de Reis realizado anualmente em parceria com o Centro de Folclore e Cultura na capela Santos Reis.






Carnaval Popular

É o carnaval popular que a Prefeitura realiza em fevereiro com o desfile das escolas de samba.


Mosaico Teatral 

Votuporanga foi selecionada entre 1,1 mil cidades paulistas para receber o projeto Mosaico Teatral realizado pelo Sistema Ocesp/Sescoop-SP em parceria com cooperativas. Pelo Mosaico Teatral, 13 cidades envolvendo mais de 60 cooperativas de todos os ramos, sediam espetáculos teatrais.

 

Família Vai ao Cinema

Levar as crianças e as suas respectivas famílias da rede pública de ensino para o teatro, dessa forma aproximar o público ao teatro que muitas vezes não tem acesso a esse tipo de espaço cultural. O projeto conta com apresentações de um espetáculo infantil realizado pelos alunos da Oficina de Teatro.

 

Vá ao Cinema 

O Festival Nacional “Vá ao Cinema”, com o apoio da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), distribui ingressos para a população para sessões de cinema gratuitas.

 

Música e Teatro de qualidade e de graça

Muitos espetáculos, que em outros municípios são apresentados para a população com cobrança de ingresso, vieram para cá totalmente de graça. Por aqui, passaram nomes como Elizabeth Savala, Bruno Gagliasso, Ary Toledo, Peninha e Guilherme Arantes. Além desses podemos destacar Fernanda Motenegro, Débora Falabella, Paulo Betty, Julia Lemmertz e Débora Evelyn.


Atrações internacionais 

Nos últimos anos, a Prefeitura trouxe espetáculos de dança das maiores companhias de balé do mundo. Direto da Rússia para Votuporanga, os grupos Donbass e Bielo Rússia encantaram centenas de pessoas.

 

Valorização de artistas locais 

A Secretaria realiza encontro com escritores votuporanguenses divulgando esses personagens de grande importância para a literatura municipal e também organiza exposições de telas e de artesanato de votuporanguenses. 

Tamanho do Texto
A-
A+
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Twitter
Facebook