Iluminação Pública

Desde 2014, os serviços de manutenção da iluminação da via pública passaram a ser responsabilidade da Prefeitura, seguindo determinação da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Compete à Prefeitura, portanto, a manutenção como troca de lâmpadas, reatores e luminárias dos postes de iluminação pública. Problemas como falta de energia ou problemas na rede continuam sendo responsabilidades da Elektro.

Para executar os serviços, a Prefeitura contratou, por meio de uma concorrência pública, a empresa Malta Automação e Montagens Industriais, que disponibilizou um número gratuito, que atende das 8 às 22 horas, o 0800 761 1212. Os moradores também podem entrar em contato com o telefone (17) 3422-1212 para solicitações, porém, em horário comercial, de segunda a sexta-feira. A Ouvidoria Municipal da Prefeitura de Votuporanga também está apta a esclarecer dúvidas a respeito da mudança ou, até mesmo, atender a reclamações e sugestões pelo telefone gratuito 0800-770-3590, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17 horas.

PERGUNTAS FREQUENTES

Acabou ou está faltando energia. Para onde eu devo ligar?

Caso apenas a iluminação das ruas esteja afetada, entrar em contato no 0800 761 1212 para solicitar o reparo. O atendimento é das 8 às 22 horas. Este é o telefone da empresa Malta Automação e Montagens Industriais, contratada pela Prefeitura para manutenção da iluminação da via pública. Se também estiver faltando energia nas residências você deve então ligar para o serviço de atendimento da Elektro que é 0800 701 01 02.

Como saber se é o defeito é competência da Prefeitura ou da Elektro?

Todo problema interno, dentro de casa ou da empresa, é de responsabilidade da Elektro como são os casos de falta ou oscilação de energia, que podem prejudicar o funcionamento dos eletrodomésticos. Para a Prefeitura devem ser encaminhadas apenas as queixas sobre iluminação da via pública, ou seja, a luz que ilumina as ruas e praças.

Quem é responsável pela iluminação de praças, parques e monumentos municipais?

Se pertencerem a Administração Municipal, a manutenção da iluminação destes locais é de responsabilidade do Prefeitura. As solicitações de reparo devem ser encaminhadas ao Ligue Ilume através do 0800 761 1212.

Quem é o responsável pela iluminação de prédios públicos (escolas, hospitais, delegacias)?

São as próprias instituições que coordenam esses prédios. No caso de escolas municipais, por exemplo, a responsabilidade é da Secretaria Municipal de Educação.

Como solicitar a um novo ponto de iluminação pública?

Os pedidos de ampliação da rede de iluminação pública devem ser realizados na Central de Atendimento da Prefeitura. É recomendável que você leve o máximo de informações possíveis sobre o local.