CANTINHO DA NUTRI

Abril é o mês em que comemoramos o Dia Mundial da Atividade Física e o Dia Nacional da Prevenção e Combate à Hipertensão!! Essas duas datas estão super relacionadas à alimentação, nutrição e à saúde.
Quando pensamos em hábitos de vida saudáveis, sempre lembramos da atividade física e à alimentação, neste caso a atividade física além de favorecer a perda de peso, ela ajuda muito na manutenção de uma boa saúde. Procure o Consultório Municipal mais próximo e peça informações a respeito das atividades corporais desenvolvidas no local e inicie hoje mesmo uma atividade física que seja de seu agrado, pode ser caminhada, musculação, dança, natação, judô ou karatê, o importante é se mexer!!
Com relação à Hipertenção, popularmente conhecida como pressão alta, é muito importante desenvolver alguns cuidados, tanto para preveni-la, quanto para controlá-la. Sigam as seguintes dicas:

1.Evite consumir alimentos com muito sal: conservas (milho, ervilha, palmito, azeitona), enlatados (atum, sardinha), embutidos (mortadela, salsicha, presunto, salame), carnes salgadas (carne seca, bacalhau), alimentos congelados prontos para consumo (hambúrguer, pizza, lasanha);
2.Evite colocar o saleiro na mesa;
3.Evite molhos prontos para consumo (catchup, maionese, mostarda, molhos para saladas, shoyu);
4.Utilize temperos naturais para diminuir a quantidade de sal, como cebola, alho, cebolinha, salsinha, orégano, manjericão, colorau, açafrão, tomilho, alecrim;
5.Evite temperos industrializados em pó ou tabletes.
Vamos todos juntos mudar os nossos hábitos alimentares e de vida!!!
Vamos lá?

Taís de Carvalho Fonseca Nunes - Nutricionista-NASF