Digite mais de 2 letras para pesquisar.
Secretaria da Saúde
Tamanho do Texto
A-
A+

Novembro Azul registra mais de 7 mil atendimentos nas unidades de saúde

Campanha realizada pela Secretaria da Saúde disponibilizou orientações médicas, exames preventivos de câncer de próstata com grande adesão do público masculino

Terminou no último dia 30 a Campanha Novembro Azul, com o objetivo de conscientizar os homens a cuidar melhor da saúde e promover a prevenção ao câncer de próstata. Em Votuporanga, as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal da Saúde da Prefeitura, por meio das unidades, receberam uma grande adesão do público masculino; prova disso são os 7.028 atendimentos gratuitos registrados. 

Neste período foram ofertados orientações médicas, solicitações de exames preventivos de câncer de próstata (psa e urina), testes rápidos de HIV, hepatite B e C, e sífilis; exame de glicemia capilar, aferição da pressão arterial, entre outras intervenções necessárias para a promoção da qualidade de vida e hábitos saudáveis da população masculina.

Para a enfermeira e diretora do Departamento Assistencial, Nayara Dutra, o resultado positivo alcançado nesta campanha superou todas as expectativas. “É importante que cada vez mais os homens vençam o receio e o preconceito e adquiram essa cultura em nome da prevenção ao câncer de próstata”.  


Câncer de Próstata

Homens com mais de 45 anos devem fazer exames preventivos uma vez ao ano. Porém, aqueles com casos pregressos de câncer de próstata na família (pai e irmãos) ou de câncer de mama (mãe e irmãs) devem procurar um urologista após 40 anos de idade. De acordo com a Fundação Seade – Sistema Estadual de Análise de Dados, a população masculina acima de 20 anos em Votuporanga é de 33,5 mil.

O câncer de próstata pode atingir qualquer homem, entretanto, estatísticas indicam que os negros são mais vulneráveis ao desenvolvimento desse tipo da doença, por isso, eles devem fazer exames anuais a partir dos 45 anos. 

Este tipo de câncer tem cura se diagnosticado precocemente, e a melhor prevenção é fazer os exames anualmente. Além disso, ele é responsável pela causa de morte de 28,6% da população masculina e desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo informações mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca). 


Ação

O Ambulatório Médico de Especialistas (AME) de Votuporanga também tem um trabalho especial voltado a esse público. O órgão desenvolve um programa gratuito chamado “Filho que AMA, leva o pai ao AME”, oferecido a homens a partir dos 50 anos de idade através do programa da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. A campanha incentiva filhos a levarem seus pais ao médico. Para agendar a consulta basta ligar 0800-779-0000.


Novembro Azul

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas. 

Tamanho do Texto
A-
A+

Receba semanalmente as notícias desta seção.

Preencha corretamente suas informações! Os campos acima precisa de sua atenção.
Ops! O sistema não pôde atualizar o seu cadastro, por favor, tente novamente mais tarde.
Lamentamos não ter mais você com a gente! Se precisar pode voltar sempre.
Cadastro atualizado! Em breve você estará recebendo as newsletters selecionados.
OK
NOTÍCIAS RELACIONADAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Twitter
Facebook