Governo lança programa para levar internet via satélite a municípios sem conexão

Previsão é que os primeiros municípios beneficiados recebam a partir de maio as antenas que permitirão a conexão

O prefeito João Dado participou nesta segunda-feira (12/3) do lançamento do Programa Internet para Todos do Governo Federal que pretende levar acesso à banda larga para locais remotos sem conectividade. O evento foi realizado em Brasília com a presença do presidente Michel Temer e o Ministro da Ciência, Tecnologia e Comunicações, Gilberto Kassab.

Compareceram na cerimônia 2.471 prefeitos e prefeitas para assinar o termo de adesão ao programa que oferecerá conexão à internet com preço reduzido.

Após a assinatura da adesão, a previsão é que os primeiros municípios beneficiados recebam a partir de maio as antenas que permitirão a conexão. O Ministério espera que sejam instaladas 200 antenas por dia. A conexão será viabilizada pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégias (SGDC), em órbita desde maio do ano passado e recebeu, desde então, R$ 3 bilhões em investimentos.

O ministro do MCTIC, Gilberto Kassab, explicou que a conexão do satélite também atenderá os ministérios da Defesa, da Educação e da Saúde, que firmaram parceria com a pasta de tecnologia para monitorar o tráfico nas fronteiras brasileiras, levar internet banda larga a 7 mil escolas públicas em 2018, além de implantar internet em hospitais e postos de saúde.