Digite mais de 2 letras para pesquisar.
Secretaria da Educação
Tamanho do Texto
A-
A+

Alunos de escola da Prefeitura aprendem sobre cultura indígena de forma lúdica

Além da cultura, as crianças do 1º ao 5º ano tiveram a oportunidade de aprender sobre a importância dos hábitos e práticas de reciclagem como preservação do meio ambiente

Alunos do CEM “Prof. Benedito Israel Duarte” participaram de uma exposição educativa em comemoração ao Dia do Índio, lembrado nesta sexta-feira (19/04). Além da cultura indígena, as crianças tiveram a oportunidade de aprender sobre a importância dos hábitos e práticas de reciclagem como preservação do meio ambiente.

A exposição nasceu de um trabalho temático desenvolvido pelo Técnico em Educação da Prefeitura, Giovanni Gonçalves Mantovani, em meio às aulas da disciplina de Expressão Corporal desenvolvida no contra turno pelo projeto Tempo Integral. Os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental participaram das atividades extracurriculares.

Cerca de 25 alunos trabalharam com o tema durante os preparativos da exposição durante 20 dias, coletando materiais recicláveis para a confecção de cocar de canudos, ocas e canoas indígenas feitas com caixas de papelão. “A Exposição Indígena tem como intuito mostrar e relembrar que os índios foram os primeiros povos da nossa terra, e até mesmo em outros países. Desenvolvi a exposição com a ajuda dos alunos usando materiais simples, com objetos que eles já possuíam. A ideia era sair das atividades tradicionais, como fazer cocar de papel e pintura de rosto. Dessa vez, os alunos tiveram a oportunidade de ver algo mais, usando materiais recicláveis como papelão, palha, papel e canudinho. Com o resultado positivo que tivemos com a exposição, pretendemos continuar o projeto com outros temas”, conta o Técnico em Educação, Giovanni Mantovani.

Além das peças confeccionadas pelos estudantes, a exposição também contou com objetos que lembram a cultura do índio como colares, cuia indígena, pintura de rosto e comidas típicas da cultura indígena.


Tempo Integral nas escolas da Prefeitura

A Prefeitura de Votuporanga, através da Secretaria Municipal da Educação, contempla cerca de 1.500 alunos matriculados nas escolas municipais com as atividades do contra turno no projeto Tempo Integral. O projeto tem como objetivo dar continuidade no amparo escolar aos alunos através de atividades, como Artesanato, Música, Judô, Capoeira, Expressão Corporal, Teatro, Informática e Dança. 

As atividades são desempenhadas por técnicos concursados habilitados em cada categoria, incluindo professores de Educação Física. Até o ano passado, o Município contava com recursos vindos do Governo Federal, por meio do programa Novo Mais Educação. No entanto, a partir deste ano, a Prefeitura contratou, por meio de concurso público, profissionais para exercer essas atividades, o que garante mais autonomia e a manutenção das aulas do projeto Tempo Integral. Todas as escolas de Ensino Fundamental da Prefeitura possuem atividades do Projeto.

Tamanho do Texto
A-
A+

Receba semanalmente as notícias desta seção.

Preencha corretamente suas informações! Os campos acima precisa de sua atenção.
Ops! O sistema não pôde atualizar o seu cadastro, por favor, tente novamente mais tarde.
Lamentamos não ter mais você com a gente! Se precisar pode voltar sempre.
Cadastro atualizado! Em breve você estará recebendo as newsletters selecionados.
OK
NOTÍCIAS RELACIONADAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Twitter
Facebook