Novas escolas municipais recebem formação de brigadas de incêndio

Treinamentos práticos foram realizados nesta sexta-feira (23/2), nos CEMEIs “Prof.ª Aracy Panazzolo de Mattos” e “Ana Ferreira dos Santos” e no CEM "Prof. Geyner Rodrigues”

Dando continuidade às ações de combate e prevenção a incêndios nas escolas municipais de Votuporanga, foram realizados, na manhã desta sexta-feira (23/2), três novos treinamentos de formação de brigadistas, voltados para colaboradores dos CEMEIs “Prof.ª Aracy Panazzolo de Mattos” e “Ana Ferreira dos Santos” e do CEM "Prof. Geyner Rodrigues”. As unidades tiveram suas estruturas adequadas recentemente e já contam com novos equipamentos instalados.

Com o objetivo de garantir a segurança e a proteção à vida de mais de 7.600 crianças, a Prefeitura de Votuporanga está formando brigadas de incêndio em todas as escolas e creches do município e também vem executando uma série de adequações contra incêndios nas instalações de 21 unidades da rede municipal de ensino, incluindo a formação de brigadistas que terão equipes formadas em todas as creches e escolas.

As equipes das escolas Aracy, Ana Ferreira e Geyner, mantidas pela Secretaria da Educação da Prefeitura, concluíram nesta sexta a etapa prática das capacitações, que incluem simulações e instruções sobre prevenção, isolamento e extinção de inícios de incêndio em edificações, bem como a respeito do reconhecimento de áreas de risco e dos métodos adequados de abandono de ambientes.

O treinamento foi oferecido pela empresa Previne, licitada para o trabalho, e contou com as orientações do instrutor Alex Brito.

Neste mês, também receberam o Certificado de Brigadistas do Corpo de Bombeiros colaboradores dos CEMEIs “Profª Maria Lygia Bertocini Leite” e “Prof. Floriano Marzochi”.

Além da formação das brigadas, os investimentos da Prefeitura de Votuporanga com as medidas contra incêndios nas escolas giram em torno de R$ 235 mil e consistem em ações como instalação de extintores, centrais de iluminação de emergência, central de detecção e alarme de incêndio, corrimão e guarda corpo, instalação de sistema de gás, sinalização de emergência, adequação do sistema de hidrantes, entre outras melhorias.

Adequações e reformas

Além dessas unidades, outros três grandes Centros de Educação Municipal (CEMs) vêm recebendo uma série de melhorias e adequações.  As reformas das escolas “Deputado Narciso Pieroni”, “Profª. Clary Brandão Bertoncini” e “Prof. Faustino Pedroso” beneficiarão mais de 1.200 estudantes matriculados entre o 1º e o 5º ano do ensino fundamental, que contarão com ainda mais conforto e segurança durante seus momentos de aprendizado.

Vale ressaltar que, ao longo de todo o ano, a Secretaria Municipal da Educação realiza ações de manutenção e pintura em todas as 29 unidades de ensino do município. Entre os serviços realizados constantemente estão: revisão de instalações elétricas e hidráulicas; podas de árvores; roçagens; entre outros serviços necessários para o bom funcionamento das escolas e o correto atendimento de todos os alunos da rede.