Secretaria de Direitos Humanos

Prefeitura articula parcerias em benefício às pessoas com necessidades especiais

Intérprete de libras foi contratada para auxiliar deficientes auditivos; Facchini fez a doação de quatro cadeiras de banho, que serão emprestadas às famílias que precisam

Inclusão e acessibilidade são fatores importantes para pessoas com deficiências. As dificuldades encontradas no dia a dia geram diversas situações desconfortáveis, uma delas, aos deficientes auditivos, é justamente a comunicação.

Pensando nisso, a Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura de Votuporanga, contratou uma intérprete de libras para acompanhar os deficientes auditivos em situações que precisem de um cuidado maior, por exemplo, para auxiliar na resolução de problemas bancários e até mesmo para consultas médicas.

De acordo com o secretário de Direitos Humanos, Gilvan Carlos dos Santos, “muitas pessoas procuravam a Secretaria em busca de uma intérprete para fazer essa mediação, por exemplo, em entrevistas de empregos, em consultas médicas, e diante desse número elevado, vimos a necessidade dessa contratação, assim, a profissional poderá acompanhar o deficiente auditivo até o local em que ele precise se comunicar, fará esse trabalho e possibilitará uma acessibilidade maior”.

Os interessados nesse acompanhamento devem procurar a Secretaria de Direitos Humanos, na Rua Pe. Izidoro Cordeiro Paranhos, 3183, para que seja feita uma análise do caso e agendamento.

Doações

Outra questão que vem sendo tratada com persistência pela Secretaria de Direitos Humanos, é a aquisição de cadeiras de rodas, cadeiras de banho, muletas, andadores e outros artigos para pessoas que se encontram em situação de necessidades especiais. A procura por esses itens é grande e, uma solução encontrada para sanar essa dificuldade foi a parceria público privada.

A Secretaria vem solicitando de diversas empresas da cidade a doação de artigos do gênero para que possam emprestar as famílias que precisam.

Na manhã desta quinta-feira (02/08), a empresa Facchini fez a primeira doação à Secretaria, foram doadas quatro cadeiras de banho novas.

Aos interessados em colaborar com a ação, é só entrar em contato com a Secretaria através do telefone 3422-2770, ou na Rua Pe. Izidoro Cordeiro Paranhos, 3183.