Secretaria de Direitos Humanos

Controle de pessoas que cumprem pena no regime aberto será feito com apoio da Secretaria de Direitos Humanos

Trabalhos atualmente são feitos pelo Fórum de Votuporanga, na Vara de Execuções Criminais; mudança acontece no segundo semestre

A Secretaria de Direitos Humanos informa que a partir do segundo semestre deste ano a CAEF (Central de Atenção ao Egresso e Família) e CPMA (Central de Penas e Medidas Alternativas), unidades vinculadas à pasta, estarão responsáveis em gerenciar o controle das pessoas que cumprem pena no regime aberto.

Por estarem progredindo de pena, estas pessoas devem assinar as conhecidas “carteirinhas”, o que atualmente é feito pelo Fórum de Votuporanga, na Vara de Execuções Criminais.

Visita

Nesta semana, o secretário Emerson Pereira recebeu a visita do juiz responsável pela Vara de Execuções Criminais, Sérgio Martins Barbatto Júnior, e da diretora regional da CAEF, Juliana Cristina Catto.

Durante a visita, Emerson explicou que desde que assumiu a Secretaria de Direitos Humanos neste ano, houve um grande empenho do prefeito João Dado em reestruturar a CAEF/CPMA. Sendo assim, foi disponibilizado um imóvel localizado hoje na rua Minas Gerais,  n.º 3246, Centro, para atender somente os serviços relacionados ao sistema prisional.

Hoje o órgão conta com servidores municipais para atender ao público e dois bolsistas do Projeto Votuporanga em Ação 2 para ajudar nos serviços gerais. “Daremos todo apoio para que a CAEF exerça ainda mais serviços para a comunidade”, destacou o secretário.

O juiz mostrou-se muito satisfeito com o empenho do secretário Emerson Pereira e se ofereceu para ajudar a todos os projetos realizados pela Secretaria de Direitos Humanos.

A diretora regional da CAEF, Juliana Catto, disse que as centrais não se preocupam somente em fazer cumprir as medidas expedidas pela Justiça, mas sim, propor ações sociais que estimulem os egressos a não cometerem mais crimes. “Queremos que os nossos atendidos não reincidam, mas tenham uma nova oportunidade na sociedade”, falou.

Está sendo agendada uma data para ser reinaugurada a CAEF/CPMA, uma vez que está em novo endereço.