Secretaria da Cultura e Turismo

Escritor visita a Biblioteca Municipal e faz doações de exemplares de suas obras

Na oportunidade, Marco Aurélio Mendes conheceu alguns dos espaços do Centro de Cultura e Turismo

A Biblioteca Municipal “Castro Alves” recebeu, nesta semana, as obras “Abapanema” e “Não me diga que a noite é feita para dormir”. Os livros foram doados pelo autor, Marco Aurélio Mendes, que fez uma visita ao Centro de Cultura e Turismo “Marão Abdo Alfagali” e conversou sobre sua trajetória e seus projetos futuros.

Marco Aurélio é mestrando em Direito Público pela Universidade Federal Fluminense. Estudou Direito na Universidade Federal de Uberlândia e, durante a graduação, integrou um coletivo de escritores que, depois, veio a tornar-se a Editora Subsolo. Fez pequenas participações em debates literários, apresentou-se em eventos, como a Feira Literária de Araxá (Fliaraxá) e o Encontro Literário do Cerrado (Elicer), e administrou o sarau Noites Literárias.

As obras já estão disponíveis para empréstimo a associados da Biblioteca Municipal “Castro Alves”. O horário de funcionamento é de terça a sexta-feira, das 9h30 às 19h, e aos finais de semana, das 15h às 20h.

Sobre as obras

“Abapanema”, publicado em 2015, é uma novela de enredo político, que se passa nos meses que antecederam o Golpe Militar de 1964 e conta o conflito envolvendo a família Abreu, cujo pai apoia a ascensão dos militares ao poder e o filho é um defensor da democracia. Ao mesmo tempo, narra a história de agricultores de um povoado próximo à Ilhéus, na Bahia. O choque entre esses dois universos conduz a trama, repleta de mistérios, interesses secretos, traições e morte.

“Não me diga que a noite é feita para dormir” é uma coletânea de contos, com forte descrição psicológica e questionamentos sobre a natureza humana. O livro foi publicado em 2016 e é fruto de financiamento de um edital de incentivo à cultura do município de Uberlândia.