Votuporanga adere ao programa Time do Emprego

Prefeito assinou termo de adesão ao programa de orientação profissional e apoio ao trabalhador desempregado, oferecido pela Secretaria Estadual de Emprego e Relações do Trabalho

O prefeito Junior Marão e outras 15 cidades do Estado de São Paulo assinaram na terça-feira (22), com o secretário estadual do Emprego e Relações do Trabalho, Davi Zaia, o termo de adesão ao programa Time do Emprego. De acordo com o prefeito, “este é um programa de orientação profissional de apoio ao trabalhador desempregado, que o auxiliará de acordo com suas habilidades, interesses e valores”, explica. Baseado em um programa canadense, o programa prepara e orienta os participantes na procura por um emprego ou na recolocação no mercado de trabalho, através da abordagem de temas como: habilidades e competências, desenvolvimento de currículo, técnica de procura de emprego, planejamento financeiro e dicas para o dia da entrevista.

Marão destacou ainda que “se trata de uma ação organizada pela Secretaria de Estado, em que os participantes formam uma espécie de “time”, um grupo, onde trocarão experiências e se organizam na procura conjunta por emprego ou ocupação”, disse. Durante esses encontros, os trabalhadores recebem orientações sobre elaboração de currículo e preparação para entrevistas de emprego. “O interessante é que o programa os incentiva a se conhecerem melhor, a descobrirem suas habilidades e competências e a estabelecerem metas de trabalho e de vida - para que tenham sucesso na busca por uma colocação no mercado de trabalho”, explica Marão.

Além de Votuporanga, aderiram ao Time do Emprego, os municípios de Bauru, Lins, Valinhos, Suzano, São Vicente, Novo Horizonte, Jaboticabal, Itapetininga, Conchal, Ourinhos, Santo André, Jaú, Mogi Guaçu, Araçatuba e Ariranha. “O Time do Emprego é um programa de grande importância, pois, com o aumento da oferta de emprego, ele qualifica e orienta os trabalhadores. O nosso objetivo é ampliar as parcerias com os municípios, além de gerar dinâmica positiva aos que buscam trabalho”, disse o secretário Davi Zaia.

Também presente na cerimônia, a coordenadora do Time do Emprego, Vânia Soares, explicou como o programa atua para ajudar o candidato a emprego: “O trabalhador precisa aperfeiçoar as habilidades que possui, mas não sabe expressá-las em um currículo. Com a orientação do Time do Emprego, ele tem mais chance de conquistar a vaga de emprego desejada". Desde sua implantação, mais de 15 mil pessoas foram beneficiadas e em torno de 70% dos participantes conseguiram colocação no mercado de trabalho. O cadastro será feito, em breve, no Posto de Atendimento ao Trabalhador - PAT.