Digite mais de 2 letras para pesquisar.
Assessoria de Comunicação
Tamanho do Texto
A-
A+

80 anos de Votuporanga: desfile cívico na Amazonas é marcado pela união e diversidade 

Cerca de 2 mil pessoas representantes de várias instituições participaram do ato que marcou a volta do tradicional desfile na data do aniversário da cidade

Quem foi até a Rua Amazonas na manhã desta terça-feira (8/8) certamente se lembrou dos velhos tempos de realização de desfiles nas décadas anteriores, porém, com a originalidade dos dias atuais e o novo cenário da rua revitalizada. O evento foi retomado pela Prefeitura, numa indicação do prefeito João Dado, e reuniu cerca de 2 mil pessoas representando várias instituições no ato que marcou não só o patriotismo e sentimento cívico como também a união e diversidade de um povo.

O desfile teve início com a entrada da Banda Regimental de Música (BRM) do Comando de Policiamento do Interior 5 (CPI-5), de São José do Rio Preto (SP), responsável pela abertura do cerimonial com a execução do hino nacional e hasteamento das bandeiras pelo prefeito João Dado e deputados Carlão Pignatari (estadual) e Floriano Pesaro (federal - licenciado para o cargo atual de secretário de Estado de Desenvolvimento Social). 

Na sequência, as autoridades discursaram rapidamente no palanque montado na esquina da rua Amazonas com a rua Alagoas, no Centro Cívico Cultural Vereador José Dirceu de Carvalho. “Nestes 80 anos da cidade, desejo dias ainda mais prósperos a todos nós. Como diz nosso hino nacional ‘Um filho seu não foge à luta’ e nós, votuporanguenses, batalhamos dia a dia fazendo a nossa parte por uma vida com mais qualidade e mais feliz. Parabéns, a todos os cidadãos votuporanguenses”, comemorou o prefeito João Dado.

Logo após a cerimônia, homens das Polícias Civil e Militar e agentes de trânsito da Prefeitura iniciaram o cortejo com suas viaturas seguidos pelos atiradores do Tiro de Guerra, que, ao passarem pelo palanque fizeram uma pausa para cantarem o hino de Votuporanga.

Quem também seguiu o trajeto do desfile foi a fanfarra da Apae; os atletas que participarão da 21ª edição do JORI (Jogos Regionais dos Idosos) que Votuporanga sediará a partir do dia 17 de agosto; seguidos pelas colônias japonesa e italiana.

Também participaram do desfile cívico representantes dos Correios – exibindo o selo comemorativo dos 80 anos de Votuporanga; bombeiros civis; colaboradores da Santa Casa; grupo dos pastores evangélicos e membros dos Clubes de Desbravadores e de Aventureiros da Igreja Adventista. 

Alunos das escolas municipais de Votuporanga também percorreram o trajeto da Rua Amazonas com apresentação feita especialmente para a ocasião, na companhia de diversos professores da Secretaria Municipal da Educação.

A Secretaria de Direitos Humanos também foi um dos destaques do evento, reunindo cerca de 150 integrantes, com apresentação de alguns de seus programas como o de inclusão social, o Votuporanga em Ação 1 e 2 e o grupo Barbeiros Solidários – profissionais da beleza que atuam nas horas vagas como voluntários no corte de cabelo para crianças especiais e pessoas carentes ou em situação de rua. O Centro Social de Votuporanga também estava presente no desfile juntamente com integrantes de outras entidades e do Fundo Social de Solidariedade e representantes do CTMO/Senac.

Um dos momentos que mais chamou a atenção de quem assistia ao desfile foi quando o apresentador do programa Revista de Sábado, da TV TEM, Marcos Paiva, que também é votuporanguense, praticou diversas manobras em uma bicicleta motorizada junto com o grupo Skull Drift Trike, enquanto gravava várias chamadas para o especial que vai ao ar nas tardes de sábado.

Alunos do projeto Axé Criança e atletas das modalidades esportivas oferecidas pelas escolas da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura também desfilaram no mesmo grupo dos representantes do Clube Atlético Votuporanguense, TURA (Torcida Uniformizada Raça Alvinegra), Águias da Liberdade, integrantes do Carnaval, rainhas do FISAV e equipe de modelos do produtor Beto Ferraz.

No final do cortejo, estavam representantes das instituições ACV (Associação Comercial de Votuporanga), Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista), Airvo (Associação Industrial da Região de Votuporanga), Searvo (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região de Votuporanga), Lions, AVA (Associação Votuporanguense de Aeromodelismo), triciclos que integram o motoclube e diversos carros antigos. 

No último grupo do desfile, aplaudido praticamente durante todo o percurso pelos populares, estavam os colaboradores da Converd e Coopervinte que tiveram a responsabilidade de deixar a rua impecavelmente limpa, com a colaboração e conscientização de todos os participantes. 

O final do percurso de todos os grupos era a Concha Acústica “Prof. Geraldo Alves Machado”, que recebeu a marcante apresentação da Orquestra de Sopros e Percussão Facmol, de Pereira Barreto (SP). Com o espetáculo musical “Soprando Raízes”, sob a regência e direção artística do maestro Wellington Reginaldo Rodrigues dos Santos, a orquestra arrancou diversos aplausos do público que lotou todo o espaço. Conhecida por sua qualidade musical e danças, a Facmol fez uma apresentação focada no resgate da cultura caipira, por meio da execução instrumental de peças do cancioneiro sertanejo e também de coreografias de catira.

Já no período da tarde, às 15h, foi realizada, na Câmara Municipal de Vereadores, uma sessão solene em homenagem aos 80 anos do município, aberta à comunidade e com a presença de autoridades locais.

Finalizando a programação do 8 de agosto, a Orquestra Sinfônica da Escola Municipal de Artes “João Cornachione ‘Oscarito’” se apresentou com um concerto, sob a regência do maestro Mazinho Sartori, no Parque da Cultura, nas proximidades da avenida Ângelo Bimbato.

Todas as atividades comemorativas organizadas pela Prefeitura de Votuporanga são gratuitas e abertas a toda a população. 

Fisav Rodeio Show

Durante o período comemorativo dos 80 anos de Votuporanga, a cidade receberá o Fisav Rodeio Show. O evento será realizado entre esta quinta (3/8) e a próxima terça-feira (8/8), no Centro de Eventos “Helder Henrique Galera”, e trará ao público shows de artistas como Daniel, Luan Santana, Munhoz e Mariano, Marília Mendonça, Gustavo Mioto e Bruno e Marrone.

Marcando o encerramento da edição de 2017 da Fisav, no dia 8 de agosto, o show do cantor Gustavo Mioto será realizado, com o apoio da Prefeitura de Votuporanga. Em razão da data do aniversário do munícipio, a entrada será gratuita para toda a população.

*** Fotos até o final da tarde no Flickr Oficial da Prefeitura ***

Tamanho do Texto
A-
A+

Receba semanalmente as notícias desta seção.

Preencha corretamente suas informações! Os campos acima precisa de sua atenção.
Ops! O sistema não pôde atualizar o seu cadastro, por favor, tente novamente mais tarde.
Lamentamos não ter mais você com a gente! Se precisar pode voltar sempre.
Cadastro atualizado! Em breve você estará recebendo as newsletters selecionados.
OK
NOTÍCIAS RELACIONADAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Twitter
Facebook