Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Votuporanga
83,5% aprovam administração do prefeito Carlão

22/09/2008

A aprovação da administração do prefeito Carlos Eduardo Pignatari em Votuporanga é uma das maiores de todo o Brasil. Uma pesquisa feita pelo Diário da Região e instituto Brasmarket mostrou que as duas gestões do prefeito (2001/2004 e 2005/2008) são aprovadas em 83,5%.

Os dados divulgados na edição do jornal de São José do Rio Preto no último sábado (20/9) apontam que 50,4% consideram as gestões ótimas, 28,4% boa, 4,7% regular positiva, 0,7% como regular negativa, 1,5% ruim e 3,2% péssima. Não souberam ou não responderam, 3% dos entrevistados. A margem de erro é de cinco pontos percentuais.

A maioria dos que aprovam é mulher com 85,1% e dos que reprovam a maioria é de homem, com 6,2%, idosa 13,4%, cursou o ensino médio 6,9% e ganha até três salários 6,3%.

A maior aprovação é no bairro Boa Vista, onde 100% dos moradores aprovam o trabalho do prefeito. Na Vila Muniz e Jardim Eldorado, são 94,1% satisfeitos e no Centro, 93,8%. A aprovação é menor nos bairros São Cosme e Damião e Votuporanga I.

Entrevistados Foram ouvidas 401 pessoas em 16 bairros de Votuporanga, entre os dias 15 e 18 de setembro. A amostra de pesquisa se divide em 48,1% de entrevistados homens e 51,9% de mulheres. A faixa etária se divide da seguinte forma: 1,5% com 16 e 17 anos, 15% entre 18 e 24 anos, 21,7% entre 25 e 34 anos, 20,2% entre 25 e 44 anos, 24,9% entre 45 e 59 anos e 16,7% com 60 anos ou mais.

Quanto ao grau de instrução, 13% são analfabetos ou têm até um ano de estudo, 41,6% contam com ensino fundamental,. 35,9% têm ensino médio e 9,5% o ensino superior.

No quesito renda familiar mensal, 55,9% dos entrevistados ganham até três salários mínimos, 30,9% entre três e dez salários, 10,5% entre dez e 20 salários e 2,7% acima de 20 salários.

A pesquisa está registrada no cartório eleitoral de Votuporanga sob o número 2/2008.

Histórico

Desde quando assumiu a administração de Votuporanga, em 2001, o prefeito Carlos Eduardo Pignatari acelerou o desenvolvimento da cidade. Reeleito com quase 80% dos votos, Carlão está há pouco mais de sete anos e meio à frente da administração e transformou a cidade em todas as áreas — educação, saúde, esporte, cultura, social, infra-estrutura, entre outras.

Em todos esses anos de administração, Carlão coleciona vários prêmios de reconhecimento à sua administração. Estão na lista, a premiação do Conselho Federal de Contabilidade pela Gestão Fiscal Responsável, o Diploma de Menção Honrosa em Gestão Pública Municipal, o Selo Mário Covas de Prefeito Empreendedor, o Tucano de Ouro na área da Saúde e o selo da Fundação Abrinq Prefeito Amigo da Criança.

Neste período, a Educação municipal mudou. Hoje, Votuporanga é conhecida como Capital da Educação. Entre todos os índices, o município está em 7.º lugar em todo o Brasil quando o assunto é qualidade, de acordo com a avaliação do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). A nota 6,1 está na média das atingidos pelos países desenvolvidos e é a meta do Ministério da Educação para 2022.

O combate à pobreza e o desenvolvimento de uma política de inclusão das camadas mais carentes da população são algumas das diretrizes do prefeito Carlão. Nos últimos anos, a Secretaria de Assistência Social promoveu ações estratégicas e reduziu a desigualdade social através de programas, projetos, serviços e benefícios.

O Fundo Social de Solidariedade também assumiu um importante papel. Com o objetivo principal de desenvolver projetos sociais para melhorar a qualidade de vida dos segmentos mais carentes da população, implantou programas sócios educativos e ações visando o resgate da dignidade humana, a capacitação profissional, e a geração de emprego e renda.

Um dos compromissos mais importantes do prefeito Carlão é garantir um atendimento de saúde digno a toda população com a implantação do Programa Saúde da Família e do Programa Agente Comunitário de Saúde, além de diversos outros projetos com atendimento especializado.

A infra-estrutura da cidade também é outra. A Prefeitura já fez cerca de 800 mil m² de pavimentação. De recapeamento, foram mais de 1,3 milhão m² de vias.